terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dia do Índio

  -->
Repensando o Dia do Índio
Por: Flaviane Barboza (Professora do 3º ano B)
Pensar em um projeto para o Dia do índio é antes de tudo analisar o que é realmente importante que as crianças aprendam sobre os povos indígenas. O professor deve transformar esta data cívica em um dia de reflexão, ajudando-as a perceberem as diversidades de povos e culturas como uma riqueza, reconhecendo suas principais características de modo positivo.
É urgente que o professor crie estratégias para que os alunos possam rever valores e atitudes frente àqueles que são diferentes de nós, pois se não houver essa abertura de diálogos pouco poderá ser conquistado frente a essa necessidade.
É nesse sentido que a lei 11.645/08 aponta as necessidades que o professor tem de criar estratégias para uma nova abordagem da temática indígena na escola.
É interessante que os alunos conheçam as histórias e lendas dos povos indígenas, que vivenciem brincadeiras que tragam informações sobre o modo de vida dos índios e as influências da cultura ocidental nos seus costumes. Os alunos têm o direito de entender a diversidade desses povos no passado e nos dias atuais, afinal os índios eram muitos em 1500 e, apesar dos equívocos em relação a eles, continuam sendo muitos hoje.
Baseado nas respostas do pesquisador Luís Grupioni à entrevista enviada por e-mail para esse trabalho, pode-se dizer que as principais características que o professor pode levar para os alunos conhecerem são:
  • a oralidade como transmissão de saberes e conhecimentos, dos índios mais velhos aos mais novos, pela fala e não pela escrita.
  • a organização de seus trabalhos e como é feito essa divisão por sexo, explicando-lhes porque há tarefas de homens e de mulheres, de meninos e de meninas e como elas se complementam mutuamente.
  • a contribuição indígena para a história, cultura, onomástica, objetos e culinária brasileira. Será para os alunos uma descoberta interessante e prazerosa, tudo o que devemos aos índios e que fazem parte do nosso cotidiano.
Por fim, os alunos precisam aprender que é um equivoco dizerem que os índios estão acabando e que eles têm futuro como cidadãos deste país, somente assim estaremos contribuindo para a ampliação de formação cidadã dos nossos alunos.

Os alunos do 3º ano B e 5º ano C, fizeram uma 
-->Visita a Exposição “Curumim Guaré” na Casa de Cultura da cidade de Lorena.
Alunos assistindo à palestra


Alunos assintindo à palestra

Após a palestra
Hora de ir embora...


Nenhum comentário:

Postar um comentário