Educomunicação: o uso das ferramentas de informação
no processo educativo
Jornal Mural no cotidiano escolar
Camila Leonel de Macedo
Elaine Machado da Silva
Segundo SOARES (2011) a definição de educomunicação está
relacionada a um conjunto das ações inerentes
ao planejamento, implementação e avaliação de processos,
programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas
comunicativos.
Em espaços educativos é possível inserir e desenvolver
educomunicação por meio de recursos tecnológicos. Durante o
processo das atividades realizadas é possível estreitar
relacionamentos, aproximando professor/aluno e aluno/aluno,
garantindo uma boa convivência. Com a prática educomunicativa o
aluno passa a ser protagonista, pois pode usar voz para se expressar
e se posicionar de forma crítica. Ou seja, auxilia em uma melhor
qualidade de ensino, reaproxima jovens da escola e aproxima a
comunidade escolar.
O jornal mural é uma das ferramentas de informação e pode ser
utilizado no espaço educativo para auxiliar na aprendizagem e
interesse dos alunos pela leitura e escrita. Além de colaborar para
desenvolver um trabalho em equipe entre os alunos também pode ser um
aliado para melhorar a comunicação entre eles.
De acordo com FREINET (1991) a prática do jornal escolar cria uma
situação autêntica de comunicação por meio da escrita, e o aluno
é levado a escrever não só por si próprio, ou para atender a uma
exigência do professor, mas para seus leitores.
É importante levar o jornal para a sala de aula, pois nem todos os
alunos têm acesso a ele ou intimidade com esse meio de comunicação
e informação, já que no tempo em que vivemos no meio de tanta
interatividade via telefone celular e internet, é necessário fazer
com que os alunos interajam também com a leitura de textos
jornalísticos, pois os mesmos são uma fonte respeitada para
pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.
REFERÊNCIAS
SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da
Língua Portuguesa: Técnicas pedagógicas estimuladoras. São
Paulo: Scipione, 1991. 287p
SOARES,
Ismar de Oliveira. Educomunicação:
o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a
reforma do ensino médio. São
Paulo: Paulinas, 2011. 44p
USP.
Educomunicação.
Disponível em <http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/>
Acesso em 13/04/12
CANAL
DO EDUCADOR. A importância do jornal
na escola. Disponível em
<http://educador.brasilescola.com/orientacoes/a-importancia-jornal-na-escola.html>
Acesso em 13/04/12
Camila Leonel de Macedo
Mediadora de Informática Educacional na empresa Planeta Educação
da cidade de Lorena. Formada em Técnico de Administração pela ETEC
José Santa’Ana de Castro – Cruzeiro-SP. Graduanda no Curso de
Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila
– Lorena SP
Elaine Machado da Silva
Mediadora de Informática Educacional na empresa Planeta Educação
da cidade de Lorena. Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia
pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – Lorena SP
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