quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Artigo

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Educomunicação: o uso das ferramentas de informação no processo educativo
Jornal Mural no cotidiano escolar







Camila Leonel de Macedo
Elaine Machado da Silva

Segundo SOARES (2011) a definição de educomunicação está relacionada a um conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos.
Em espaços educativos é possível inserir e desenvolver educomunicação por meio de recursos tecnológicos. Durante o processo das atividades realizadas é possível estreitar relacionamentos, aproximando professor/aluno e aluno/aluno, garantindo uma boa convivência. Com a prática educomunicativa o aluno passa a ser protagonista, pois pode usar voz para se expressar e se posicionar de forma crítica. Ou seja, auxilia em uma melhor qualidade de ensino, reaproxima jovens da escola e aproxima a comunidade escolar.
O jornal mural é uma das ferramentas de informação e pode ser utilizado no espaço educativo para auxiliar na aprendizagem e interesse dos alunos pela leitura e escrita. Além de colaborar para desenvolver um trabalho em equipe entre os alunos também pode ser um aliado para melhorar a comunicação entre eles.
De acordo com FREINET (1991) a prática do jornal escolar cria uma situação autêntica de comunicação por meio da escrita, e o aluno é levado a escrever não só por si próprio, ou para atender a uma exigência do professor, mas para seus leitores.
É importante levar o jornal para a sala de aula, pois nem todos os alunos têm acesso a ele ou intimidade com esse meio de comunicação e informação, já que no tempo em que vivemos no meio de tanta interatividade via telefone celular e internet, é necessário fazer com que os alunos interajam também com a leitura de textos jornalísticos, pois os mesmos são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.


REFERÊNCIAS
SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da Língua Portuguesa: Técnicas pedagógicas estimuladoras. São Paulo: Scipione, 1991. 287p

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. 44p

USP. Educomunicação. Disponível em <http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/> Acesso em 13/04/12

CANAL DO EDUCADOR. A importância do jornal na escola. Disponível em <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/a-importancia-jornal-na-escola.html> Acesso em 13/04/12


Camila Leonel de Macedo
Mediadora de Informática Educacional na empresa Planeta Educação da cidade de Lorena. Formada em Técnico de Administração pela ETEC José Santa’Ana de Castro – Cruzeiro-SP. Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – Lorena SP

Elaine Machado da Silva
Mediadora de Informática Educacional na empresa Planeta Educação da cidade de Lorena. Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – Lorena SP


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