Mostrando postagens com marcador E.M. Profª Maria José da Cunha Senne. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador E.M. Profª Maria José da Cunha Senne. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FELIZ 2013

Que 2013 seja um ano repleto de realizações! Que nesse ano possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atividade de Alfabetização

Organizando dados no software Apresentação Eletrônica


Público Alvo: 
Ensino Fundamental I (3º e/ou 4º ano)

Conteúdo Pedagógico: 
  • Ortografia;
  • Ordem alfabética;
  • Formar frases;
  • Construir texto (carta, bilhete, história)

Conteúdo Tecnológico: 
Software Apresentação Eletrônica:
  • Inserir e apagar texto;
  • Utilizar mouse;
  • Utilizar tecla ENTER;
  • Abrir e salvar arquivo.

Objetivos:

Completar os quadros de acordo com o que se pede.



Avaliação:
Sempre contínua e formativa. Durante todo o processo da atividade a criança está sendo observado. A participação e o interesse também contam muito.



Obs: Atividade sugerida pela mediadora Fernanda Moliterno. Obrigada pela contribuição.
Deu muito certo a aplicação dessa atividade aqui na Escola Nina Cunha.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra




Zumbi Rei dos Palmares



História do Dia Nacional da Consciência Negra




Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados herois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia da Bandeira



História do Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_bandeira.htm

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aniversário da cidade Lorena

14 de novembro
Lorena completa 224 anos



A cidade teve sua origem num povoado construído no final do século XVII. Conhecida como Vila de Guaypacaré em 1705. Do ponto de vista administrativo, a freguesia foi criada em 1718 e o município em 1788. Lorena foi elevada a cidade em 1856. Conhecida pelas cidade das "palmeiras imperiais", recebeu a Monarquia Imperial Brasileira, desde, D.Pedro I, cujo caminho esta foi para a Proclamação da Independência, e em sua estadia plantou pessoalmente uma das palmeiras da conhecida Rua da Palmeiras. Depois recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'eu, que se hospedaram na suntuosa residência do Sr. Conde Moreira Lima.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lorena_(S%C3%A3o_Paulo)


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Proclamação da República

A Proclamação da República 



No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Visita!!!

A pedido da professora Flaviane, nossa escola recebeu a vista do ex-aluno Fabio Luiz da Silva Barboza, hoje formado Técnico em Edificações pela ETEC de Cruzeiro e estudante de Arquitetura na FATEA.


Os alunos do 3º ano B, aprenderam um pouco sobre Arquitetura e com o auxilio do estudante Fabio, aprenderam a fazer uma planta da sala de aula, foi uma experiência incrível para as crianças.



Aproveitei o momento para apresentar melhor o pouco que sei sobre Arquitetura aos pequeninos. Foi uma experiência muito válida para mim, e tenho certeza que para eles também.
Obrigado crianças! (Fábio Barboza)

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Madre Teresa de Calcutá

terça-feira, 30 de outubro de 2012

HALLOWEEN

31 de outubro
Halloween



O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Alguns significados dos simbólicos
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Presente dia dos professores

Olha que lindo pessoal o que ganhei do meu aluno =)

Embalagem lindinha

Ganhei do Thômas 4º ano C

Thômas 4º ano C

Iara 4º ano C

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=OOfl6J8hL5g 

Movimento todos pela Educação

A base de toda conquista, o professor.
A fonte de sabedoria, um bom profesor.
Em cada descoberta, cada invenção,
todo bom começo tem um bom professor.

No trilho de uma ferrovia, um bom professor.
No bisturi da cirurgia, um bom professor.
No tijolo da olaria, no arranque do motor.
Tudo que se cria, tem um bom professor.

O sonho que se realiza, um bom professor.
Cada nova ideia, tem um professor.
No que se aprende, no que se ensina, um professor.
Uma lição de vida, uma lição de amor

Na nota de uma partitura,
No projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia,
todo bom começo tem um bom professor.

Campanha do MEC





FESTA DAS CRIANÇAS

 Dia de diversão na Escola Nina Cunha!!!

Em comemoração ao dia das crianças, tivemos atividades organizadas pela professora de Educação Física Tamiris e a Mediadora de Informática Camila.
Após as brincadeiras os alunos foram lanchar, a mesa foi feita por eles, cada um trouxe de casa um prato e refrigerante. Também tivemos bolo!!!
Antes de irem embora, eles receberam as lembrancinhas, confeccionadas pelas professoras. Ficou lindo!!!


Mesa do bolo das crianças


Bolo do período da manhã
Bolo do período da tarde
















segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ser criança

Ser Criança


Ser criança Não é somente ter pouca idade 
E sim esquecer a idade física 
A nossa verdadeira idade está na mente 
É o que se sente.
Ser criança 
É perseguir a felicidade 
Sem se importar com a idade.
É esquecer um pouco das responsabilidades 
Sem contudo ser irresponsável.
É viver intensamente o presente 
Não viver condicionado ao futuro 
Nem ruminando o passado
É amar intensamente 
E viver essa paixão sem precedentes
É sempre sorrir 
Sempre estar aberto para o novo 
Ser criança
É nascer de novo a cada dia... 

Sandra Mamede 


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Defesa da fauna



Plano de Aula
Mediadoras: Ana Paula, Camila e Fernanda

Tema:
Defesa da Fauna

Público Alvo:
Ensino Fundamental I (4º e 5º ano)

Conteúdo Pedagógico:

  •   Animais em extinção;
  •   Ações do homem (positivas e negativas);
  •   Ações que podem garantir a sobrevivência (continuação) das espécies em extinção.


Conteúdo Tecnológico:

·         Apresentação Eletrônica (para a explicação do tema);

·         Programa de Pintura KolourPaint;

  •  Utilizar a barra e guia de ferramentas;
  •   Paleta de cores;
  •   Inserir imagem;
  •   Redimensionar imagem;
  •   Inserir texto;
  •   Formatar texto;
  •   Salvar arquivo.

 Objetivo:
 Produção de um mural eletrônico com os principais animais em extinção, do Brasil.

Avaliação:
 A avaliação será contínua, o professor avaliará a participação dos alunos nas atividades propostas.


Defesa da fauna



        A floresta amazônica e toda a sua biodiversidade estão sendo ameaçadas de extinção, devido ao grande índice de desmatamento, queimadas e contrabando e extração inadequada de espécies de plantas e de animais. 


Alunos realizando a atividade!